HOME

/

A Companhia / Filipe Fonseca

Filipe Fonseca

Filipe Fonseca

Ator

Desde muito cedo que o gosto pelo teatro se manifestou. Mas foi em 2007 que inicia o seu percurso artístico, quando frequentou o Curso Profissional de Artes do Espectáculo, na Escola Secudária D. Pedro V, em Sete Rios, dirigido por Estrela Novais. Durante o mesmo, participou nos espetáculos “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente (2007), “O Princípio do Clarão ou Nada Dura para Sempre”, de Abel Neves (2008), “Cymbeline”, de Shakespeare (2008),  “Médico à Força” de Molière (2009/2010) e “A Noite dos Assassinos”, de José Triana (2010), e teve a oportunidade de trabalhar com Joaquim Benite, no Teatro Municipal de Almada, onde estagiou no 25º e 26º Festival de Almada e participou, em 2010, no espetáculo “Troilo e Créssida”, onde se estreou profissionalmente aos 18 anos. 

Em 2014, termina a sua licenciatura em Estudos Artísticos – Variante Artes do Espectáculo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e desde então que frequenta vários workshops de corpo, interpretação e caracterização, tendo trabalhado com profissionais como Marco Mascarenhas, Jean-Guy Lecat, Jean Paul Bucchieri, Marcoantónio Del Carlo e Ávila Costa. Estagiou também no Teatro Aberto, onde desenvolveu trabalho de pesquisa sobre o teatro Português.

Trabalhou como assistente de produção na Associação Cultural Rituais Dell Arte, em 2015, e auxiliou na fundação da companhia de Teatro Nu-vais (2012-2014) e da Associação Sócio-Cultural Sem Tábuas (2016), onde participou nos espetáculos “A Birra do Morto”, de Vicente Sanches e “Menina Júlia” de August Strindberg, respetivamente.

Começou a trabalhar em teatro infanto-juvenil em Setembro de 2015, na Companhia de Teatro O Sonho, onde participou nos espetáculos “Auto da Barca do Inferno” e “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, “Leandro, o Rei de Helíria”, de Alice Vieira, “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Mello Breyner-Andersen e “Aquilo que os olhos Vêem ou O Adamastor”, de Manuel António Pina, integrando o elenco nas temporadas de 2015/2016 e 2016/2017.

Integra o elenco da Companhia de Teatro Arte D’Encantar na temporada de 2017/2018.

ASSISTÊNCIA E TÉCNICO LUZ/SOM