HOME

/

A Companhia / Cátia Marinho

Cátia Marinho

Cátia Marinho

Atriz

Começou por desenvolver o gosto pelo teatro em 2006, durante o percurso como atriz na companhia de teatro amador Cães à Solta, cofundada por Nuno Leão (Teatro Praga e Artistas Unidos), Ricardo Marques e Bruno Esteves, em que permaneceu quatro anos. Participou nas peças Coisas (2006), Exilados (2008), Sónia (2010), com base em Valsa n.º 6, de Nelson Rodrigues, entre outras.

Em 2011, ingressou no curso de Teatro, na Escola de Artes da Universidade de Évora, tendo participado em projetos académicos ministrados por Cristina Carvalhal, João Lagarto, João Grosso, Paulo Alves Pereira, Ana Tamen, Natália Luiza, Marta Carreiras, Paula Dória, Tiago Porteiro e Beatriz Cantinho.

Durante a licenciatura, atuou em Hamlet Machine, de Heiner Müller, O Inimigo do Povo e Menina Júlia, de August Strindberg, Roberto Zucco, de Bernard-Marie Koltès, e em adaptações como As Barcas - Fim da Estação, com base no Auto da Barca do Inferno, Ouves-me ainda?, tendo como mote o texto de Eduarda Dionísio Antes que a Noite Venha, e, ainda, Viagem de Inverno, com base em várias traduções de João Lagarto das obras de Bertolt Brecht.

Participou ainda na peça infantil Foi na Loja do Mestre André, no âmbito do projeto de teatro na comunidade - uma parceria entre a Escola de Artes e o Hospital do Espírito Santo de Évora -, e atuou em várias performances em congressos e eventos sociais.

Durante este período, complementou a formação académica com o Workshop de Interpretação, dirigido pela CAL - Comunidade de Artistas Livres, e o Workshop de Direção de Atores, pela Zorra Produções.

ASSISTÊNCIA E TÉCNICO LUZ/SOM