HOME

/

A Companhia / Filipe Fonseca

Filipe Fonseca

Filipe Fonseca

Ator

Desde muito cedo que o gosto pelo teatro se manifestou. Mas é em 2007 que inicia o percurso artístico, quando frequenta o Curso Profissional de Artes do Espetáculo, na Escola Secundária D. Pedro V, em Sete Rios, dirigido por Estrela Novais. Aí, participou nos espetáculos Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente (2007), O Princípio do Clarão ou nada Dura para sempre, de Abel Neves (2008), Cimbelino, de William Shakespeare (2008), Médico à Força, de Molière (2009/2010), e A Noite dos Assassinos, de José Triana (2010). Além disso, teve oportunidade de trabalhar com Joaquim Benite, no Teatro Municipal de Almada - onde estagiou na 25.ª e 26.ª edição do Festival de Almada -, tendo integrado, em 2010, o espetáculo Troilo e Créssida, de Shakespeare, em que se estreou profissionalmente, aos 18 anos.

Em 2014, termina a licenciatura em Estudos Artísticos - Variante Artes do Espetáculo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e, desde então, frequenta vários workshops de corpo, interpretação e caracterização, tendo trabalhado com profissionais como Marco Mascarenhas, Jean-Guy Lecat, Jean Paul Bucchieri, Marcantónio Del Carlo e Ávila Costa. Estagiou também no Teatro Aberto, onde desenvolveu trabalho de pesquisa sobre o Teatro Português.

Trabalhou como assistente de produção na associação cultural Rituais Dell Arte, em 2015, e auxiliou na fundação da companhia de teatro Nu-vais (2012–2014) e da associação sócio-cultural Sem Tábuas (2016), em que participou nos espetáculos A Birra do Morto, de Vicente Sanches, e Menina Júlia, de August Strindberg, respetivamente.

Começou a trabalhar em teatro infantojuvenil em setembro de 2015, na companhia de teatro O Sonho, nos espetáculos Auto da Barca do Inferno e Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira, O Cavaleiro, baseado n’O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e Aquilo que os Olhos Veem ou o Adamastor, de Manuel António Pina, integrando o elenco nas temporadas de 2015/2016 e 2016/2017.

ASSISTÊNCIA E TÉCNICO LUZ/SOM