HOME

/

A Companhia / Jan Gomes

Jan Gomes

Jan Gomes

Ator

Tem o mestrado em Teatro, especialização em Teatro e Comunidade, pela ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema, é licenciado em Artes Performativas pela ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, e fez ainda o Curso de Formação de Atores do Espaço Evoé - O Corpo das Artes.

Tem aperfeiçoado a sua técnica de ator em várias oficinas, trabalhando com profissionais como: John Mowat (Chapitô - Lisboa, Portugal), Raquel Orti (LUME - Campinas, Brasil), Ricardo Puccetti (Espaço Evoé - Lisboa, Portugal), Nuno Pino Custódio e Filipe Crawford (Teatro da Trindade - Lisboa, Portugal), entre outros.

Estreia-se no teatro profissional em 1996, tendo trabalhado como ator na companhia Teatro para Pais e Filhos (CCB e Teatro Maria Matos). Em 2005, inicia a atividade de ator residente do Teatro da Malaposta, tendo sido dirigido por Fernando Gomes (Coprodução Malaposta/Klassikus), Castro Guedes (Coprodução Malaposta/Teatro das Beiras), Jorge Estreia, Verónica Fabrini (Coprodução Malaposta/Evoé Teatro/Boa Companhia — Brasil), Manuel Coelho, e contracenado com atores como Jorge Estreia, Rosa Villa, Rute Cardoso, Carlos Borges, Elsa Galvão, Luís Pacheco, Maria José Paschoal, Bárbara Norton de Matos, Cecília Sousa, Rui Raposo, Diogo Morgado, Isabel Ribas, entre outros. Simultaneamente, desenvolve trabalho como ator na companhia Farpas Teatro, nos anos de 2006 e 2007, e na Companhia Evoé Teatro, no ano de 2007. Colabora regularmente como ator na companhia Teatro Reflexo e na IMAGINE Produções Criativas.

Em televisão, fez intervenções como elenco adicional em algumas séries e novelas, das quais destacamos Sozinho em Casa, Maternidade e A Impostora.

No cinema, estreou-se na curta-metragem Artur, de Flávio Pires, produção UCP - Porto. (Obra vencedora do prémio Take One!, do Festival de Curtas de Vila do Conde.)

ASSISTÊNCIA E TÉCNICO LUZ/SOM